segunda-feira, 3 de abril de 2017

CCBB-RJ: 5ª Semana de Conscientização do Autismo e suas possibilidades (Até 10 de abril)

Diante das expectativas de cada um, como ver o que pode ser feito ao invés de olhar só para o que não pode ser feito, para o que não acontece e para o que não dá certo?

Divulgação

No final do ano de 2007, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 02 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo a fim de chamar a atenção da população acerca dessa questão. Estima-se que esta complexa síndrome atinja cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70 milhões no mundo. 

Celebrando 5 anos da Semana de Conscientização do Autismo do CCBB Educativo, entre os dias 02 e 10 de abril, o CCBB Rio convida o público a refletir sobre a inclusão de pessoas autistas, inclusive nos espaços culturais. 

A partir do tema “Autismo e suas possibilidades” a programação reúne especialistas como a doutora em psicologia Roberta Caminha, a fonoaudióloga e pioneira em inclusão escolar Adriana Fernandes, o jornalista Luiz Fernando Vianna, entre outros e traz encontros, capacitações e visita mediadas especialmente desenvolvidas para autistas e público interessado.

Programação: Mesa Redonda: 03 de abril, as 18h. Público alvo: Pessoas autistas, familiares, professores, educadores, pedagogos, terapeutas, psicólogos e  todos os interessados.

Adriana Fernandes / Divulgação
COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO AFETO - Adriana Fernandes
Meu filho vai falar? Vamos conversar sobre essa e tantas outras perguntas que envolvem a dificuldade de comunicação no TEA. A fala é a única forma de expressão? O que motiva uma pessoa a falar? O que a impede? Pensando que a linguagem tem função social e acontece em duas vias, ela só tem sentido se existe o outro. Quando são os pais que estão na outra via, como se expressam com o filho? Como podem criar um ambiente favorável à potencialização do desenvolvimento da linguagem? Vamos debater esse ponto de vista? 

O conceito de afeto que irei apresentar vai além do carinho, do afago, ele traz a importância de afetar, impactar o outro com nossos gestos, voz, expressões e movimentos. É um convite a refletir sobre a importância da mudança das nossas atitudes para despertar a motivação para a comunicação. (Adriana Fernandes é Fonoaudióloga formada pela UFRJ, com 12 anos de experiência em atendimento clínico no Rio de Janeiro e consultoria para pais e profissionais em todo Brasil. Especialista em Inclusão Escolar e Transtornos do Espectro Autista pela PUC-Rio. Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Clínica Ludens/University of Southern California. Terapeuta DIR/Floortime - Profectum/EUA.)

Roberta Caminha / Divulgação

UM OLHAR ALÉM DO AUTISMO - Roberta Caminha
A importância de se trabalhar focando nas potencialidades, no processo, nas diferenças individuais e na capacitação das famílias. (Roberta Caminha é psicóloga, doutora em Psicologia pela PUC-RIO. Criadora do canal e da página "Além do Autismo", que tem por objetivo difundir o conhecimento da área. Idealizadora do CONPSAU- Circuito Online de Palestras sobre o Autismo.)

VAMOS FALAR SOBRE O AUTISTA ADULTO? -   Luiz Fernando Vianna
Meu filho Henrique está com 16 anos. Sua trajetória acidentada com mudanças frequentes de país muito provavelmente prejudicaram suas possibilidades de desenvolvimento. Porém, ao contrário do que partes mais amargas do meu livro podem indicar, não seria impossível que ele avançasse na comunicação, na socialização, na realização de atividades cotidianas. 

É importante ressaltar que o autista adulto não é um caso perdido, como alguns terapeutas e o poder público querem com frequência nos fazer crer. É preciso pensar no potencial do adulto com autismo e no seu direito a uma vida satisfatória. (Luiz Fernando Vianna é jornalista e trabalhou no O Globo e Folha de S. Paulo. Autor de livros sobre música popular está lançando em 2017 Meu menino vadio - A história de um garoto autista e seu pai estranho.)

Tatiana Henrique / Divulgação
A VIVÊNCIA DE UMA MÃE - Tatiana Henrique
Tatiana Henrique vai relatar um pouco da sua vivência cotidiana como mãe de um filho autista, trazendo também uma reflexão sobre a sua experiência com este público quando atuou como educadora de museus e escola. (Atriz, formada pela Escola Técnica de Teatro Martins Pena. Mestra em Memória Social, na UniRio, licenciada em Letras, pela UNESA. Atua com Contação de Histórias há 15 anos.)

Ação de acolhimento e conscientização na rotunda do CCBB
Data: 02 a 10 de abril. Horário: 09h às 18h
Público alvo: Pessoas autistas e seus familiares/responsáveis. Três ações educativas fazem transformam o térreo do CCBB em um espaço de sensibilização e troca de informações.

O corpo macio: Na rotunda criaremos espaços “lounges” com tapetes e almofadas com formas de partes do corpo. Além de poderem brincar, deitar e sentir as texturas do material, este público poderá a partir das formas corporais dos objetos, fazer a relação de conhecimento com o seu próprio corpo. De uma maneira prazerosa e divertida, essas almofadas são objetos mediadores que constroem uma consciência corporal em que participa da ação. 

Você sabia? O autismo é uma realidade que vem sendo cada vez mais estudada. O modo de vida das pessoas com autismo ainda é pouco conhecido, gerando preconceito e consequente limitação à essas pessoas e suas famílias e cuidadores. A ação Você Sabia? trará para as pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com esta realidade, informações que servirão para expandir o olhar do público diante deste tema tão importante e cada vez mais urgente.

Que sensação tem? Imagine se pudéssemos experimentar a sensação de um corpo que viaja pela lua, ou consegue encolher a ponto de caber dentro de um formigueiro ou ser leve a ponto de ser carregado pelas nuvens? Nesta atividade, a brincadeira é sentir diferentes silhuetas corporais feitos de materiais que possam transmitir a sensorialidade inventiva de espaços inusitados ao nosso cotidiano. A partir do mistério, uma grande parede com portas e gavetas irá despertar a curiosidade do público que ao abri-las, irá encontrar grandes possibilidades de experimentações sensoriais.

Visitas agendadas: Durante os dias da semana que vão do de 2 ao dia 10 de abril, o Programa Educativo do CCBB irá oferecer horários de agendamento para instituições que atendam esse público bem como escolas com turma de inclusão de autistas nas exposições “Entre nós - A figura humana no acervo do MASP e a Reinvenção da Pintura do artista brasileiro Abraham Palatnik.
05 de abril - 10:00 e 15:00
7 de abril - 10:00 e 15:00
10 de abril - 10:00 e 15:00

Contação de histórias: A contação visa elaborar conceitos presentes nas exposições em cartaz a partir da narrativa e da oralidade, apresentando uma outra forma possível ao público de se relacionar com o conteúdo conceitual e artístico trazido pela exposição em residência. A atividade trabalha também o patrimônio imaterial brasileiro, pesquisando e divulgando nossos contos tradicionais e o imaginário popular e sua tessitura oral. Datas: 02, 08 e 09 de abril - 11h e 16h. 03, 05, 06 e 07 – 13h e 17h.

Livro Vivo: A atividade busca a interação com o espaço da biblioteca, desenvolvendo a relação dos visitantes com o objeto livro, além do ato de ouvir e contar  histórias, estimulando o interesse pela leitura. Datas: 02, 08 e 09 de abril. Horário: 13 e 17h.

Musicando: Atividade de música voltada para a interação, sensorialidade e diversão dos participantes. O tema da atividade será baseado na exposição “Entre Nós - A figura humana no acervo do MASP” sendo a figura humana e o corpo os elementos chave da experimentação.
Datas: 02, 08 e 09 de abril. orário: 14h.

Agendamento CCBB Educativo - 21 38082070 /38082254


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