segunda-feira, 17 de julho de 2017

RJ: Hemorio vacina candidatos à doação de sangue contra febre amarela, até 21/07

Imunização será aplicada após a doação de sangue ou a triagem, em caso de inaptidão. Foto: Reprodução do Facebook

Rio de Janeiro. RJ. Candidatos à doação de sangue poderão se vacinar contra febre amarela no Hemorio até sexta, 21/07, com disponibilidade de 200 doses por dia. O objetivo é atrair doadores ao hemocentro e manter os estoques de sangue estáveis, já que, após tomar a vacina, é necessário aguardar quatro semanas para doar sangue. Todos os voluntários à doação que passarem pela triagem clínica, aprovados ou não, vão receber a dose da vacina. Não será possível apenas se vacinar no hemocentro: o candidato à doação deve, necessariamente, passar pela triagem para receber a vacina.

O hemocentro tem capacidade para receber até 400 doadores por dia e abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde. O hemocentro também envia sangue, quando necessário, para outras cidades.

Informações ao doador: Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.

Para doar sangue: É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Hemorio - A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio. Informações:  0800 282 0708. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário